Como Desentupir Caixa de Gordura

Tempo de leitura: 11 minutos

Como Desentupir Caixa de Gordura

Você sabe como desentupir Caixa de Gordura?

É comum, só pensarmos neste fato, ou até mesmo, nos lembrarmos da existência da caixa de gordura, quando nos deparamos com problemas relacionados a ela, como por exemplo, o entupimento.

Como Desentupir Caixa de Gordura
Como Desentupir Caixa de Gordura

Exatamente por isso, é extremamente importante adotar hábitos que contribuam para evitar ao máximo, a necessidade de desentupir a Caixa de Gordura.

Seja investindo na manutenção e limpeza preventiva, seja evitando que alimentos e dejetos adentrem aos ralos que ligam o encanamento até a caixa, o ideal é sempre estarmos atentos ao funcionamento desta peça tão importante para a infraestrutura hidráulica de um imóvel.

Caso contrário, imprevistos poderão ocorrer, resultando em situações de extremo constrangimento, prejudicando a rotina de todos e causando prejuízos.

É relevante também, citarmos o fato de que, atualmente, algumas leis municipais e estaduais determinam que toda residência deve possuir uma caixa de gordura. Para quem não conhece a caixa de gordura, se trata de um dispositivo em forma de caixa, que se localiza entre o cano e a rede coletora de esgoto ou fossa. Ela tem a função de fazer a separação dos elementos gordurosos que chegam junto da água, originária da limpeza dos produtos e equipamentos utilizados, geralmente, na cozinha.

Para saber se é necessário aplicar meios de como Desentupir Caixa de Gordura, atente-se a alguns sinais, como por exemplo:

  • Água da pia demora muito tempo para escoar;
  • Presença de restos de alimento ou materiais diversos, na entrada do ralo, voltando para a pia ou ralo;
  • Nítido transbordamento da tampa da caixa de gordura, entre outros.

Como desentupir caixa de gordura cozinha

Como desentupir caixa de gordura cozinha? Esta é uma pergunta das mais relevantes, quando se trata sobre questões relacionadas ao entupimento de canos e tubulações em geral.

Como desentupir caixa de gordura cozinha
Como desentupir caixa de gordura cozinha

Antes de adentrarmos em como lidar com a caixa de gordura da cozinha entupida, levantaremos outra questão: você, leitor (a), já se perguntou o que pode acontecer, se a caixa de gordura da cozinha, entupir?

Sim, sabemos que este entupimento se refletirá exatamente na pia, mas, e os problemas e prejuízos que esta situação pode causar?

Mau cheiro, aspecto de sujeita e gordura em um ambiente que deve sempre, prezar pela higienização, que é a cozinha, desconforto e uma péssima sensação, são algumas das consequências do entupimento da caixa de gordura.

Percebe, neste contexto, a importância da limpeza e manutenção correta deste recipiente?

Saindo do cenário das residências e entrando na questão de estabelecimentos comerciais, sobretudo no que diz respeito aos restaurantes e demais locais que trabalhem no setor alimentício.

Pense apenas no que uma pia entupida pode significar para estes empreendimentos, no período de algumas horas (nem estamos falando sobre um dia, apenas alguns instantes).

Além de “pegar mal”, a caixa de gordura entupida pode significar em alguns casos, desde multa até fechamento do estabelecimento, dependendo de cada caso.

Sem contar que influenciará diretamente no atendimento aos clientes, sendo capaz de não se ter um talher limpo para servir refeições, por exemplo.

No desespero, muitas pessoas acham que podem resolver sozinhas o entupimento.  Com a facilidade da tecnologia, não são raros os casos de pessoas que jogam no “Google” o termo “como desentupir caixa de gordura cozinha”- o que aliás, pode até ter sido o seu caso-  e buscam a solução, em algum tutorial ou vídeo, não é mesmo?

Qual Melhor Forma Solucionar entupimento Caixa de Gordura ?

Se esta é a solução que você procura, temos aqui a resposta: a melhor forma de solucionar o problema de uma caixa de gordura entupida é contratando ajuda especializada.

Qual Melhor Forma Solucionar entupimento Caixa de Gordura ?
Qual Melhor Forma Solucionar entupimento Caixa de Gordura ?

Por mais que você siga um passo a passo, além de estar vulnerável às informações muitas vezes, desencontradas e ilícitas na internet, apenas pessoas com experiência, conhecimento e com os equipamentos adequados, podem lidar de forma efetiva, com a execução deste serviço de desentupimento.

Uma caixa de gordura entupida, além de estar cheia de material com fortes odores, pode estar também carregada de surpresas desagradáveis, desde roedores que “entalam” no local, até mesmo, verdadeiros “enxames”, não de abelhas, mas de baratas.

Não ter a expertise para realizar o procedimento de limpeza e desentupimento do encanamento, pode acarretar para a pessoa que se propõe a realizar os procedimentos, problemas de saúde e intenso mal-estar.

Portanto, ao se questionar como desentupir caixa de gordura cozinha, lembre-se prontamente de que a melhor forma, é entrando em contato com profissionais altamente gabaritados para a execução deste serviço.

Não sabe onde encontrar? A Nossa empresa é certamente, a melhor opção neste sentido.  Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento, é fácil, rápido e seguro, com toda a garantia do serviço. Atendemos 24 horas, venha conferir!

Como desentupir caixa de gordura com soda cáustica

Se você ainda não se convenceu que a melhor forma de desentupir caixa de gordura é com a ajuda de profissionais da área, e está disposto a efetuar a limpeza do recipiente e o desentupimento do encanamento com soda cáustica e demais produtos similares, temos algumas informações importantes.

Como desentupir caixa de gordura com soda cáustica
Como desentupir caixa de gordura com soda cáustica

A grande verdade por trás de produtos químicos, e até mesmo outros tidos como “desentupidores”, como o popular “Diabo Verde”, é que, além de apresentarem perigos na utilização, e ser extremamente nocivos, na maioria quase que absoluta dos casos, eles apenas “camuflam” o entupimento, gerando no decorrer do tempo, problemas muito maiores, sobretudo no que diz respeito ao encanamento.

Isto porque tais produtos possuem ação corrosiva, danificando completamente a tubulação. Imagine o que pode acontecer em seu imóvel, se de repente, o encanamento é comprometido de tal forma, que somente com um novo sistema hidráulico será possível solucionar?

Agora pare, reflita e responda: não é muito melhor, investir em uma empresa especializada, que cobra um valor justo pelo serviço, para desentupir o recipiente, ao invés de buscar maneiras caseiras e ineficientes de como desentupir caixa de gordura com soda cáustica?

E olha, que nem falamos ainda sobre os riscos de danos à sua saúde. Afinal de contas, inalar por determinado tempo tais substâncias, não utilizar os equipamentos adequados de segurança, tampouco o simples contato com a pele, pode oferecer riscos de queimadura e em alguns casos, colocar até a vida em risco.  

Portanto, fica aqui nosso alerta: fuja de métodos ineficazes e que apresentam perigo, além de gerar prejuízos irreparáveis lá na frente.

Como limpar uma caixa de gordura

Quer saber como limpar uma caixa de gordura, o principal método de manutenção preventiva?

Como limpar uma caixa de gordura
Como limpar uma caixa de gordura

O primeiro passo, é retirar a tampa da caixa de gordura. É preciso habilidade e técnica para que esta retirada seja feita suavemente com a ferramenta mais indicada. A Desentupidora , por exemplo, possui os equipamentos ideais e pessoal habilitado para proceder da melhor forma, neste sentido.

Logo abaixo da tampa, encontram-se as juntas. Caso a tampa seja retirada de forma abrupta, elas podem se danificar, gerando assim a necessidade de comprar novas juntas substitutivas.

Por isso, experiência e jeito farão toda a diferença na execução dos métodos de como limpar uma caixa de gordura.

Assim como no desentupimento, o uso de produtos químicos como auxiliares de como limpar uma caixa de gordura, não é recomendado! Eles podem derreter a gordura que estiver presente na caixa, entupindo assim a tubulação.

Como há diferentes tipos de caixa de gordura, produzidas com materiais diferentes, como alvenaria e PVC, por exemplo, a o tempo de limpeza e manutenção de cada uma varia.

O que não varia é a necessidade de pessoas bem treinadas para a execução do trabalho, e equipamentos como:

  • Equipamentos básicos de segurança (EPI);
  • Luvas;
  • Máscara de gás;
  • Galochas (botas de borracha);
  • Baldes e esfregões, que ajudam na remoção de resíduos;
  • Aventais emborrachados;
  • Aspirador de líquidos e bomba de água, entre outros.

Como funciona a caixa de gordura

É claro que a esta altura você deve estar curioso sobre como funciona a caixa de gordura, não é mesmo?

Como funciona a caixa de gordura
Como funciona a caixa de gordura

Na verdade, é algo bem simples entender como funciona a caixa de gordura. Como dissemos inicialmente, a função deste dispositivo é atuar como uma barreira, filtrando a gordura, e evitando que ela chegue ao encanamento, atingindo a rede de esgoto ou fossa.

O papel deste recipiente é fundamental também para o meio ambiente. Ao reter a gordura, se impede que ela atinja rios e represas, por exemplo.

O sistema da caixa de gordura atua da seguinte forma: no interior do recipiente, temos uma determinada quantidade de água, exatamente a água que servirá de filtro.

O líquido gorduroso e sujo que entrará pelo tubo, cairá nesta água reservada no interior da caixa, saindo então pelo lado oposto, já sem a gordura.

Como sabemos, água e óleo não se misturam. Desta forma, a gordura fica retida, boiando no reservatório, e apenas a água sai.

Principais Motivos de entupimento da caixa de gordura

O que leva a caixa de gordura ao entupimento? Os principais motivos são o desleixo, como por exemplo, deixar que restos de alimentos, cascas, e até mesmo óleo, passe pelo ralo da pia, bem como, a falta de limpeza e manutenção do local.

Para evitar o entupimento e a necessidade de realizar o serviço de desentupimento da caixa de gordura, é importante se ater desde o modo correto de instalação, até nutrir determinados hábitos como:

  • Instalar a caixa de gordura alinhada de forma rente à pia da cozinha, facilitando assim a execução do desentupimento, caso ocorra, bem como a limpeza de manutenção preventiva;
  • Não efetuar curvas nas tubulações, pois isto contribui para o surgimento de entupimentos;
  • Usar sifão;
  • Nunca jogar óleo de cozinha na pia;
  • Retirar restos de comida dos pratos e talheres, antes de lavá-los;
  • A cada 6 meses, busque ajuda especializada para a realização de manutenções e limpeza.

Como Fazer uma Caixa de Gordura

Sabe como fazer uma caixa de gordura? É preciso que a produção e instalação siga as normas prescritas na NBR 8160, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Como Fazer uma Caixa de Gordura
Como Fazer uma Caixa de Gordura

De preferência, ela deve ser feita durante a construção do imóvel. O primeiro passo para a execução deste projeto é definir o local. Neste local, é preciso então fazer um buraco com as medidas de 80 cm de largura, 60 cm de altura e 80 cm de comprimento.

No caso de uma caixa de gordura PVC, o buraco deve seguir a medida da caixa comprada.

Certifique-se de utilizar concreto como base, para garantir a durabilidade do recipiente, e nas paredes da caixa, invista no uso de tijolos. A base deve ter cerca de 8 cm de altura.

É preciso também deixar as aberturas para que possa ser feita a instalação das tubulações de esgoto, e lançar mão de um sifão de 30 cm.

Uma placa de concreto deve ser utilizada para a confecção da tampa, que cobrirá a área do sifão.

Para que o leitor possa visualizar melhor como fazer uma caixa de gordura, encontramos alguns vídeos que ilustram a construção da mesma, confira:

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=8bijo1R4iZ8[/embedyt]

Dúvidas sobre caixa de gordura? Fale com a gente! Nossa equipe está aqui prontamente a lhe atender e indicar as melhores soluções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *